O jogo de tabuleiro “Para não faltar água” foi desenvolvido em parceria …
O jogo de tabuleiro “Para não faltar água” foi desenvolvido em parceria com educadores de biologia e geografia, sendo analisado e testado inicialmente, com características expositivas (por meio de cartas), cooperativas e competitivas. A ferramenta lúdica ajudou na abordagem de subtemas como: captação de água da chuva e características hídricas, reutilização e estratégias para economizar água. A confecção do lúdico segue as etapas: construção do tabuleiro; elaboração das regras; e sua respectiva aplicação. O produto foi aplicado com educadores que não participaram da construção da ferramenta didática, despertando o interesse dos mestres na busca de métodos diferenciados para um ensino de qualidade. Entre os educandos a aplicação proporcionou uma aprendizagem significativa por meio de interações sociais, promovendo rendimentos satisfatório, despertando curiosidades em metodologias inovadoras. Na comunidade, o jogo favoreceu o reconhecimento de estratégias sustentáveis, ajudando a melhorar comportamentos que minimizam o desperdício da água. O produto, a partir da sua aplicabilidade, sensibilizou a comunidade na aquisição de comportamentos sustentáveis, além de facilitar a abordagem de conteúdos de forma satisfatória, atendendo as perspectivas primordiais em acolher um público além das limitações da escola. As partidas do jogo ajudaram os indivíduos na mudança de hábitos, proporcionando o reconhecimento de novas técnicas de captação e reutilização da água. A didática aplicada no lúdico impacta a educação básica, quanto ao uso de ferramentas atrativas e diferenciadas, ajudando no processo de desenvolvimento cognitivo. Desta forma, a construção e aplicação do jogo de tabuleiro “Para não faltar água”, pode ser replicada nos ambientes educativos, em níveis de ensino diversificado, sendo usado como ferramenta pedagógica.
O Perguntados das Ambientais é um jogo de cartas no formato de …
O Perguntados das Ambientais é um jogo de cartas no formato de perguntas e respostas cujo objetivo é abordar de forma lúdica e interdisciplinar o tema “água”, na tentativa de despertar o interesse dos alunos, minimizar dificuldades e consolidar conceitos científicos e aspectos sociais que envolvem a temática.
O Perguntados das Ambientais é um jogo de cartas no formato de …
O Perguntados das Ambientais é um jogo de cartas no formato de perguntas e respostas, cujo objetivo é abordar de forma lúdica e interdisciplinar o tema “água”, na tentativa de despertar o interesse dos alunos, minimizar dificuldades e consolidar conceitos científicos e aspectos socioambientais que envolvem a temática. Esperamos que este material possa auxiliar na prática docente dos professores e que, a partir dele, os alunos sejam levados a refletir e adotar um pensamento críticos acerca das questões ambientais, especificamente da água.
I use this Jeopardy!-style game to test, reinforce, and enhance students' understanding …
I use this Jeopardy!-style game to test, reinforce, and enhance students' understanding of Disability Rights Law. Playing the game and discussing the answers takes about one hour. I use a free online multiplayer buzzer system that requires students to respond to questions by typing their answers into a text entry field (www.cosmobuzz.net). I give students plenty of time to answer each question and award points for all correct answers. At the end of the game, I award a prize to the winning student (e.g. a Starbucks gift card). I haven't uploaded the answer key here because I don't want students to see the correct answers online; feel free to email me at david.moss@wayne.edu for a copy of the answer key.
I use this Jeopardy!-style game to test, reinforce, and enhance students' understanding …
I use this Jeopardy!-style game to test, reinforce, and enhance students' understanding of Social Security Law. Playing the game and discussing the answers takes about one hour. I use a free online multiplayer buzzer system that requires students to respond to questions by typing their answers into a text entry field (www.cosmobuzz.net). I give students plenty of time to answer each question and award points for all correct answers. At the end of the game, I award a prize to the winning student (e.g. a Starbucks gift card). I haven't uploaded the answer key here because I don't want students to see the correct answers online; feel free to email me at david.moss@wayne.edu for a copy of the answer key.
I use this Jeopardy!-style game to test, reinforce, and enhance students' understanding …
I use this Jeopardy!-style game to test, reinforce, and enhance students' understanding of Special Education Law. Playing the game and discussing the answers takes about one hour. I use a free online multiplayer buzzer system that requires students to respond to questions by typing their answers into a text entry field (www.cosmobuzz.net). I give students plenty of time to answer each question and award points for all correct answers. At the end of the game, I award a prize to the winning student (e.g. a Starbucks gift card). I haven't uploaded the answer key here because I don't want students to see the correct answers online; feel free to email me at david.moss@wayne.edu for a copy of the answer key.
O jogo "Meio Ambiente, eis a questão!" faz parte do mestrado de …
O jogo "Meio Ambiente, eis a questão!" faz parte do mestrado de Charliton Soares da Silva do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. O jogo consiste em um labirinto pelo qual o jogador deverá responder uma série de perguntas, relacionados ao descarte de resíduos sólidos e a microclimática local. A cada resposta correta o jogador avançará de nível, foram elaboradas 50 perguntas no total. Alguns desafios como driblar os monstros, tempo máximo de 5 minutos são atrativos que mantém o jogador sempre ativo. É preciso trabalhar meio ambiente com metodologias ativas, uma vez que o lúdico também é uma opção de ensino e o uso da tecnologia vem para potencializar essas metodologias.Para acessar ao jogo clique no link https://wordwall.net/play/12572/861/955
O jogo "TRILHANDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL" foi desenvolvido como parte da dissertação da …
O jogo "TRILHANDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL" foi desenvolvido como parte da dissertação da discente Nemileide C. Matias orientada pelo Prof. Dr. Paulo E. Cabral Filho como produto técnico do Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais – ProfCiAmb pólo da Universidade Federal de Pernambuco. O jogo é transdisciplinar envolvendo aspectos da educação ambiental. O jogo é composto por um tabuleiro, 40 cartas, 10 objetos recicláveis, um manual do jogo para os docentes e as regras do jogo para os discentes. Para ser jogado é necessário imprimir o tabuleiro em lona ou papel adesivo e colar em papelão reciclado, as cartas podem ser impressas em papel guache. Os materiais recicláveis estimulam a práxis ambiental no decorrer do jogo. Para maiores informações e esclarecimentos leiam o manual do jogo disponibilizado no arquivo.
O produto apresentado é um material didático instrucional, elaborado como proposta pedagógica …
O produto apresentado é um material didático instrucional, elaborado como proposta pedagógica para contextualizar e subsidiar projetos com hortas escolares em atividades complementares em sala de aula na Educação Infantil. O jogo visa o trabalho educativo de forma lúdica, articulando elementos da vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento. O jogo pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.
O Quiz Meio Ambiente, constitui-se de um jogo da roleta, organizada no …
O Quiz Meio Ambiente, constitui-se de um jogo da roleta, organizada no power-point, abordando os temas discutidos no decorrer das atividades trabalhadas com educandos da EJA (Ensino Médio) sobre a temática dos Resíduos Sólidos. O jogo propõe contextualizar as informações inerentes a realidade dos educandos, além de desenvolver um espírito participativo e colaborativo entre as equipes, que se esforçam para responder ao quiz e assim vencer o jogo.
O kit didático ViVa - Vivendo nas Várzeas do Alto Solimões está …
O kit didático ViVa - Vivendo nas Várzeas do Alto Solimões está organizado sob a forma de sequência didática e tem como objetivo facilitar a aprendizagem reflexiva e crítica dos discentes no que tange ao cotidiano de agricultores familiares, que vivem em ambientes de várzea. O material baseia-se nas concepções epistemológicas e pedagógicas defendidas por Edgar Morin e Paulo Freire, que primam pela contextualização do conhecimento, logo esse material didático foi construído a partir do cotidiano dos agroecossistemas familiares de várzea do Alto Solimões. No entanto, o mesmo pode ser utilizado por professores de outras regiões que desejam construir com seus discentes novos saberes, ou como modelo de replicação teórica-metodológica para confecção de novos materiais, contextualizados às características de cada lugar. O kit didático ViVa é composto por: a) Este Guia de Orientações ao professor; b) Uma Cartilha; c) Um Jogo de Tabuleiro com instruções; e d) Um CD com os itens acima disponíveis em mídia. O kit didático foi formulado para se trabalhar a temática “Gestão de Agroecossistemas Familiares” em sala de aula, no entanto, por ser a Agricultura Familiar um tema transversal, o kit pode ser trabalhado de forma inter e transdisciplinar por professores de distintas áreas de formação. A cartilha apresenta em seu arcabouço conteúdos, como: Agroecossistemas Familiares; Várzeas; Pulso das Águas/Ciclo Hidrológico; Cultivos Agrícolas; Extrativismo Vegetal; Extrativismo Animal; Criação Animal; Instrumentos, Organização, Processos e Estratégias de Trabalho; Unidades de medida locais; Comercialização Agrícola; e Conservação. A cartilha faz uso de ilustrações pertinentes aos conteúdos abordados, que foram feitas a partir de fotografias dos agroecossistemas, permitindo uma aproximação maior entre teoria e prática. Quanto ao jogo didático, ele apresenta em seu tabuleiro as cinco principais atividades agrícolas realizadas nos agroecossistemas de várzea do Alto Solimões, bem como a influência do pulso das águas ou ciclo hidrológico na dinâmica de trabalho dos agricultores familiares. Além disso, o jogo também estabelece a possibilidade de eventos bons ou ruins aos jogadores, correlacionando esses eventos aos que acontecem nos agroecossistemas de várzea.
My 7th and 8th grade students have been preparing for a book …
My 7th and 8th grade students have been preparing for a book competition that will take place towards the end of the school year, similar to Battle of the Books. They have been divided into groups of 6 and are required to read 2 of the 6 preselected books. While reading the books they take notes using Google Classroom. Each student is assigned a color when note taking. I wanted a fun way for them to study for the competition. Each member will be creating a Kahoot game about one of their books they had to read and share with their group.
Quíz gamificado construído na plataforma de aprendizado baseada em jogos Kahoot. Este …
Quíz gamificado construído na plataforma de aprendizado baseada em jogos Kahoot. Este Quíz gamificado foi elaborado de forma interdisciplinar com abordagens a temas relacionados ao uso sustentável da água, destinados a estudantes do ensino médio. consta de dez questões de múltipla escolha com um tempo de resposta de 20 segundos para cada questão
"Brain breaks energize students (and teachers) by increasing blood flow and sending …
"Brain breaks energize students (and teachers) by increasing blood flow and sending oxygen to thebrain. This increases attentiveness, participation and retention of content. Give your students (andyourself) a quick break in rigor while building classroom culture, sustaining attention and buildingvocabulary. Brain breaks range from 30 seconds to 2 minutes, and can be totally in the targetlanguage.Kathy DaMoude, Hershey Public Schools, Mariah DaMoude, Brady Public Schools
This is a tutorial on how to create both teacher and student …
This is a tutorial on how to create both teacher and student accounts. The tutorial also explains how you can monitor student progress, assign work, and ideas for integrating the lessons into the classroom. Khan Academy is a free resource that aligns with Colorado State Standards in mathematics. This resource can be used to introduce concepts or reinforce classroom lessons. By providing instant feedback and using videos, this resource engages students and allows them to work at their own pace. This tutorial outlines implementation, technical requirements, and school policy.
This resource is for a Kindergarten classroom for an exploration of force …
This resource is for a Kindergarten classroom for an exploration of force and motion. There is an introduction to pushes and pulls, a game, a journal prompt, and four labs.
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